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Um Estudo Exploratório sobre os Fatores Motivacionais do Consumidor Desportista

Aluno: Carlota Maria Marques Da Silva Pereira


Resumo
A presente dissertação é sobre o comportamento do consumidor desportista. Pretende-se compreender quais são os fatores motivacionais que influenciam a frequência com que os consumidores correm. Para tal, em primeiro lugar, abordou-se a temática do comportamento do consumidor desportista. Em segundo, estudou-se as motivações que o levam a correr, no mercado Português e no mercado Brasileiro. Com base no modelo E-O-R (Estímulo-Organismo-Resposta), investigou-se em que medida os fatores externos e internos (E) estimulam o consumidor (O) na sua frequência de corrida (R). Realizou-se um estudo de natureza quantitativa, através de um questionário, com base numa amostra por conveniência, nas redes sociais. Os resultados revelam que os consumidores do sexo masculino com idades mais avançadas são levados a correr mais de uma vez por semana, comportamento influenciado pela culpabilidade de não correrem. Foram encontradas influências positivas das caraterísticas sociodemográficas (idade e sexo), sobre a frequência da corrida. As conclusões refletem a importância dos marketeers terem em conta o perfil e motivos pelos quais os consumidores correm, de forma a promoverem a corrida como um estilo de vida, que traz bem-estar, satisfação e prazer a quem a pratica.


Trabalho final de Mestrado