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Influência do Risco Percebido na Intenção de Compra de Produtos de Marca Própria do Pingo Doce

Aluno: Bernardo Oliveira Da Fonseca Tavares


Resumo
Nas últimas décadas, o consumo de marcas próprias tem vindo a aumentar exponencialmente, conquistando cada vez mais adeptos e assim assumindo um papel essencial para os retalhistas. Contudo, o crescimento das marcas próprias não evolui de igual forma em todas as categorias de produto, uma vez que existem categorias onde a penetração diverge substancialmente, graças à perceção de risco por parte do consumidor, sendo que existem seis dimensões do risco percebido. Assim, o objetivo deste estudo consiste em perceber qual ou quais as dimensões do risco percebido que influenciam a intenção de compra de produtos de marca própria do Pingo Doce. Este terá como foco o estudo do comportamento dos consumidores de marcas próprias do Pingo Doce, de forma a que se obtenha um conhecimento mais aprofundado dos tipos de risco que exercem uma influência na intenção de compra dos consumidores. Para isso, fez-se um estudo quantitativo com uma amostragem não probabilística por conveniência, onde foram obtidas 468 respostas válidas, recolhidas através de um inquérito por questionário online. Os resultados revelaram que existe uma relação entre todas as variáveis do risco percebido com a intenção de compra de produtos de marca própria do Pingo Doce. Concluiu-se, também, que existe uma relação parcial entre o risco e a intenção de compra, uma vez que apenas as variáveis risco funcional e risco psicológico fazem diminuir a intenção de compra, o risco social aumenta e os restantes riscos (financeiro, físico e temporal) não foram considerados significativos.


Trabalho final de Mestrado