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RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS: O IMPACTO NO COMPORTAMENTO E DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR

Aluno: Francisco GuimarÃes Da Silva Moreira


Resumo
Nos últimos anos as empresas têm vindo cada vez mais a demonstrar interesse em desenvolver práticas de responsabilidade social. A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) procura promover o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, utilizando para isso os seus consumidores, como agentes que valorizam e se identificam com as suas práticas de responsabilidade social. Esta dissertação tem como foco compreender até que ponto as iniciativas de RSE podem ter impacto na decisão e comportamento de compra do consumidor. Pretende-se avaliar os níveis de conhecimento, perceção e consciência dos consumidores em relação à RSE e a forma como os seus comportamentos podem ser influenciados, enquanto consumidores e membros ativos da sociedade. O estudo desenvolvido teve como base o modelo E-O-R (Estímulo - Organismo - Resposta) adaptado de Lee e Johnson (2010), que procura explicar de que forma as ações, iniciativas e práticas de RSE (E) podem influenciar ou despertar a perceção e o conhecimento dos consumidores (O), moderados por determinados fatores, que poderão ter impacto nas respostas (R). Este modelo foi testado através de um estudo quantitativo desenvolvido por intermédio de um questionário on-line do qual foram recolhidos os dados provenientes de uma amostra não probabilística por conveniência. Através da análise dos resultados obtidos concluiu-se que as práticas de RSE e o nível de conhecimento acerca das mesmas podem ter impacto e influência nas atitudes, comportamentos, escolhas e decisões de compra dos consumidores.


Trabalho final de Mestrado