Search button

Plano de negocios Pipa na Linha- Academia de Costura

Aluno: Filipa Maria E Moreira De Sousa Mogas


Resumo
Até meados dos anos 70, a maioria das pessoas recorria a modistas ou alfaiates para criar as suas próprias roupas. A partir dos anos 70, com o aparecimento das lojas de pronto-a-vestir, comprar roupas foi-se tornando mais fácil do que fazê-las. Algumas gerações depois, o corte e costura voltou a estar na moda. Um cansaço pela padronização, bem como um desejo por roupas com mais alma invade mentes, seja para customização, por hobby, ou ainda como uma criativa terapia em grupo (Ferraz, 2013). Tal realidade, aliada à existência de inúmeros incentivos ao empreendedorismo, ao número crescente de novos negócios que Portugal tem assistido e conquistado, juntamente com factores como a crise e o desemprego, leva à procura por novas soluções, incorporadas ao recente fenómeno ?Do It Yourself? (DIY). O propósito de criar este Plano de Negócios nasce, assim, da procura por oportunidades, ideias e conhecimentos, nomeadamente da Geração Y, uma geração não só de fundadores, mas de criadores e criativos. A abertura de uma Academia de Costura constitui uma alavanca a criações personalizadas, artesanais e autênticas, colmatando a vontade de personalização, autonomia e criatividade. Esta nova marca pretende revolucionar o mercado das Escolas de Costura, posicionando-se com base na diferenciação, unindo o manual à tecnologia, transmitindo um novo estilo de vida aos seus alunos. Através de um estudo de mercado, entrevistas semi-estruturadas a Escolas de Costura e Retrosarias, observação directa à concorrência, bem como pelas previsões ao nível financeiro, este projecto resulta num Plano para um negócio de sucesso.


Trabalho final de Mestrado