Aluno: Ana Rita Duarte Alves Gomes Vaqueiro
Resumo
Com o objetivo de identificar os fatores que levam os jovens a escolher um determinado banco para o seu relacionamento principal, esta pesquisa foi realizada tendo como fonte primária um questionário com perguntas fechadas, feito junto de jovens portugueses bancarizados entre os dezoito e os trinta anos de idade.
A amostra final fixou-se em 275 jovens, que tiveram acesso ao questionário através de correio eletrónico ou rede social Facebook.
Tendo como base a literatura existente sobre os fatores que influenciam a escolha do banco principal, foram definidas sete dimensões (canais não presenciais, canais presenciais, comunicação, fatores considerados externos ao banco, custos, oferta e imagem), analisadas quanto à sua importância e testadas quanto à relação com as características dos inquiridos.
Conclui-se que a importância atribuída a todas as dimensões se situa acima da média, destacando-se a importância dada a fatores como o homebanking, os canais automáticos, qualidade do atendimento, número e localização de agências, influência do agregado familiar, despesas de manutenção, anuidades de cartões, juros oferecidos, reputação e segurança e confiança percebidas.
Trabalho final de Mestrado