Search button

Factores Críticos de Sucesso na Internacionalização para a China: Plano de Marketing para as Empresas Portuguesas de Vestuário

Aluno: JosÉ Miguel Avelino Fernandes


Resumo
O mercado chinês encerra em si mesmo um conjunto de características bem distintas daquelas que geralmente se encontram em qualquer mercado europeu. Para se ter sucesso naquele país asiático é necessário conhecer as especificidades do mercado consumidor chinês, bem como as suas práticas de gestão e a ética de negócios. Sendo um mercado em ascensão com indiscutível potencial para as marcas de vestuário português, procurou-se apresentar os fatores críticos de sucesso no processo de internacionalização para a China. Para tal, recorreu-se a um questionário online às empresas portuguesas de vestuário a operar na China e a uma entrevista com o Diretor-Geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). Estes instrumentos permitiram elaborar um plano de marketing que pode ajudar a ATP a orientar as empresas portuguesas de vestuário suas associadas no seu processo de internacionalização para a China.


Trabalho final de Mestrado