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PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR FACE A MARCAS PREMIUM DE DISTRIBUIDOR EM PORTUGAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Aluno: Martina Gata De Sousa


Resumo
As marcas premium de distribuidor são um fenômeno relativamente novo e em rápido crescimento. Por isso mesmo, sabe-se pouco sobre as percepções dos consumidores sobre estas novas marcas. O propósito deste estudo prende-se com compreender como o consumidor português entende esta nova geração de marcas e que factores condicionam a decisão de compra, tendo em consideração três dimensões primárias que permitem fazer a distinção destas com as marcas de distribuidor e de produtor: (1) percepções de valor/preço, (2) qualidade percepcionada e (3) confiança. O estudo adoptou uma abordagem interpretativa. Foi analisada a avaliação de produtos de charcutaria de quatro principais marcas do sector retalhista português. Os resultados dos focus group realizados sugerem que existe ainda pouco conhecimento sobre esta nova realidade, apesar de todos os participantes conseguirem reconhecer características que valorizam aquando de uma compra de marca premium de distribuidor. Reconhecem-nas como uma subcategoria, apresentando características das marcas de distribuidor e qualidade igual ou superior às marcas de produtor.


Trabalho final de Mestrado