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Estratégias para Aumento de Penetração de Marca de Distribuição: Uma Perspetiva das Marcas Continente

Aluno: Catarina Rodrigues Costa


Resumo
As marcas de distribuição i.e. marcas desenvolvidas pelos próprios retalhistas ou grossistas, têm tido um crescimento bastante acentuado na Europa, nomeadamente nos países onde a recessão económica afeta e altera dos hábitos e comportamentos do consumidor. Em Portugal, os distribuidores apostam cada vez mais na estratégia de marca de distribuição e o consumidor consome cada vez mais este tipo de produtos. Atualmente, as marcas de distribuidor estão presentes em praticamente todas as categorias. As estratégias das marcas de distribuidor devem ponderar as caraterísticas intrínsecas da categoria em que se inserem, assim como o comportamento do consumidor relativamente a esses produtos. Neste sentido, devido à existência de certos riscos associados, existem categorias com maiores dificuldades de penetração com produtos de marca de distribuição. O presente estudo pretende analisar categorias com maiores problemáticas de adesão à marca de distribuição ? nomeadamente Bebidas Alcoólicas e Higiene e Beleza - e compreender que postura estratégica é tomada pela empresa, de forma a contornar as dificuldades de penetração e diminuir os riscos associados ao seu consumo. O estudo qualitativo proporciona conhecer a perspetiva de um distribuidor português, apresentando-se como sendo original, por aprofundar as estratégias aplicadas num contexto real e atual, apresentando um conceito de gestão de marca até hoje pouco explorado: as Venture Brands.


Trabalho final de Mestrado