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Processos no Ponto de Venda: O Caso Grupo Inditex

Aluno: Mariana Saraiva MarÇal Martins


Resumo
O mercado do retalho tem sofrido profundas alterações nos últimos anos.Da mesma forma, o sector têxtil/vestuário, tem acompanhado estas mudanças, marcadas também pela tendência introduzida no início dos anos 90 - a fast fashion ? caracterizada por apresentar nas lojas, no menor tempo possível, aquilo que os consumidores procuram no momento. A presente investigação, tem como intuito averiguar os processos que decorrem no ponto de venda de uma empresa de retalho, utilizando um estudo de caso de uma das empresas com mais sucesso neste sector - o Grupo Inditex. O estudo pretende dar resposta a três questões de investigação: ?Como é trabalhado o ambiente de loja num ponto de venda??, ?Como são formados os colaboradores de uma empresa de retalho?? e ?Como se processa a fast fashion num ponto de venda??. Neste sentido, utilizou-se como metodologia o estudo de caso e realizaram-se entrevistas semi-estruturadas em profundidade, a cada uma das marcas do Grupo (oito no total), das quais foi possível recolher dados de natureza qualitativa. O Grupo Inditex introduziu a tendência da fast fashion e tem sido objecto de estudo junto das principais instituições académicas a nível internacional. Através dos resultados obtidos, concluiu-se que no sector do retalho, é atribuída uma enorme importância ao ambiente de loja, à formação dos colaboradores, à construção de relações com os consumidores e a todos os processos que permitam entregar os produtos nas lojas, no menor tempo possível, na quantidade adequada. Todos estes processos visam conseguir a satisfação do consumidor.


Trabalho final de Mestrado