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OS PADRÕES DE LEALDADE DOS MEMBROS DAS TRIBOS DE CONSUMO DE BENS MOBILE

Aluno: Eduardo Manuel Lopes Serra


Resumo
A lealdade dos consumidores à marca reveste-se de extrema importância para a vida das empresas na atualidade, traduzindo-se habitualmente em menores custos e maiores lucros no longo prazo. Esta é, no entanto, cada vez mais difícil de se conseguir devido à natureza altamente competitiva dos mercados. É, por isso, imperativo que as empresas tracem estratégias que busquem a satisfação das necessidades dos consumidores tornando-os, em última instância, mais leais às suas marcas. Por outro lado, a realidade recente mostra que existem cada vez mais consumidores com gostos comuns que se agrupam em torno de uma dada marca, muitos deles por intermédio da internet. São as denominadas ?tribos pós-modernas?. O conceito de ?tribo pós-moderna? tem sido associado à lealdade dos consumidores, devido ao apego emocional que existe entre os membros tribais em relação a uma determinada marca específica. Este estudo procura apurar em que medida esta associação é válida no mercado de bens mobile (smartphones). Contando com a colaboração de 448 indivíduos que participaram num inquérito online, que permitiu o estudo das várias dimensões que constituem a lealdade dos consumidores, bem como dos seus antecedentes e consequências, foi efetuada uma análise quantitativa dos dados recolhidos. Os resultados mostram que os consumidores que pertencem a tribos de consumo são mais leais à marca do que os consumidores que não pertencem a tribos de consumo. Também se conclui que os seus níveis de lealdade atitudinal e lealdade comportamental são superiores e que, em geral, as consequências da lealdade são mais notórias entre eles.


Trabalho final de Mestrado