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Customer Relationship Management (CRM) em Agências de Recrutamento a Nível Europeu

Aluno: TÂnia Isabel Da Costa GregÓrio


Resumo
As empresas estão cada vez mais centradas no cliente e em novas formas de os abordar individualmente. As tecnologias mobile e da Web 2.0 têm permitido às empresas desenvolver-se neste campo e aproximar-se dos clientes. A presente investigação foca-se na forma como os sistemas de Customer Relationship Management (CRM) são utilizados pelas empresas de recrutamento a nível Europeu por forma a ajudar os candidatos a encontrar emprego de forma personalizada. Para melhor compreender a utilização destes sistemas de CRM, a metodologia utilizada para este estudo exploratório foi a quantitativa com recurso à técnica de amostragem não probabilística, baseada em julgamento. No total foram estudadas 35 agências de recrutamento. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização de software por parte das agências de recrutamento é bastante notória. Neste estudo foi ainda possível perceber que o CRM 2.0 está presente na grande maioria das empresas em estudo, que não descuram o envio de ofertas de emprego personalizadas para os candidatos via e-mail, assim como a utilização das redes sociais como forma de contacto e de divulgação de ofertas de emprego. Quanto ao mobile CRM, existe ainda muito por explorar neste canal, uma vez que as agências focam os seus recursos na Web 2.0, deixando de parte o grande potencial deste canal.


Trabalho final de Mestrado