Search button

A influência da IOT no Desenvolvimento de Relacionamentos Empresariais

Aluno: Andreia Filipa Neves Ganho


Resumo
Existe uma crescente necessidade diária de utilização de tecnologias avançadas de informação e comunicação na atividade de qualquer empresa. A Internet of Things (IoT) está a alterar a forma como as empresas interagem e efetuam os seus negócios. Com aplicação da IoT no âmbito empresarial, o interesse recai sobre a sua influência nos relacionamentos B2B. A presente investigação pretende averiguar a influência da utilização de smart items nesses processos de interação, bem como perceber quais os resultados na confiança das relações empresariais. É adotada uma metodologia qualitativa, de caráter exploratório, com uma estratégia de estudo de caso, envolvendo duas empresas ligadas ao setor da construção e obras públicas. A recolha dos dados foi realizada com recurso a entrevistas em profundidade semiestruturadas junto de colaboradores, com funções no departamento comercial e no departamento de peças da empresa cliente, na qual o fornecedor implementou a solução de IoT. Das conclusões retiradas é possível verificar que a IoT pode assumir um papel preponderante para a sustentabilidade dos relacionamentos empresariais. Com a implementação de uma solução de IoT a relevância dada a cada processo de interação pode variar consoante a cultura organizacional e a posição que cada empresa assume na díade. Por outro lado, a confiança revelou-se um fator importante para a boa aceitação da adaptação realizada pelo cliente. A investigação permitiu ainda compreender que a qualidade e abrangência da informação rapidamente disponível, bem como as ações tomadas pelo parceiro de negócio, influenciaram na credibilidade e segurança do comportamento futuro desse parceiro.


Trabalho final de Mestrado