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Impacto das Dimensões de Capital da Marca na Intenção de Compra de Produtos de Beleza Orgânicos

Aluno: Ana ClÁudia Da Cruz Ollero


Resumo
O mercado de produtos de beleza é dos mercados mais valiosos e o mercado europeu como um todo é o mais significativo. Aliado as preocupações ambientais dos consumidores, o segmento de natural beauty tem vindo a crescer, há um maior número de consumidores que procuram produtos com menos substâncias químicas e que valorizam a presença de ingredientes naturais. O propósito do presente estudo consiste em estudar o efeito que a notoriedade e a imagem da marca têm sobre o comportamento do consumidor na intenção de compra de produtos de beleza orgânicos. Para dar resposta a problemática apresentada pretendeu-se realizar uma análise quantitativa com recurso a uma amostragem não probabilística por conveniência com efeito bola de neve, através de um questionário online. Com o presente estudo concluiu-se que os produtos de beleza orgânicos dentro da categoria de produtos de beleza ainda passam desapercebidos para muitos dos inquiridos, mas quando apresentados os respondentes apresentaram-se disponíveis para experimentar. Nem todos os elementos do capital da marca foram significativos, no entanto, a confiança verde revelou-se com um elemento interessante no seu relacionamento com a intenção de compra. Do ponto de vista académico este estudo pretendeu aprofundar os conhecimentos sobre o comportamento do consumidor, nesta categoria de produtos, enquanto se espera que o resultado alcançado permita gestores e marketers a compreenderem melhor o comportamento do consumidor e facilitar a criação de estratégias de marketing mais efetivas e direcionadas às preferências e motivações destes consumidores.


Trabalho final de Mestrado