Search button

Antecedentes da Lealdade Digital

Aluno: Teresa Margarida Aresta Lopes Godinho


Resumo
Com a evolução do comércio eletrónico tornou-se cada vez mais importante para as empresas a prática de estratégias que conduzam a um relacionamento duradouro com os seus consumidores, ou seja, à Lealdade destes para com determinada marca. Esta tendência não resulta apenas de uma evolução nos meios digitais, uma vez que no comércio dito ?tradicional? esta já era uma realidade bem presente na forma de trazer mais e melhores resultados para as empresas. A presente dissertação tem como principal objetivo a análise dos potenciais antecedentes que poderão estar na origem da definição de um consumidor leal a uma determinada marca, com foco nos meios digitais. Numa primeira fase realizaou-se a recolha de informação relevante para a investigação, através da revisão de literatura, e que resultou na elaboração do modelo conceptual e à formulação das hipóteses de investigação. Após a revisão de literatura foi possível determinar as nove dimensões que foram alvo de avaliação sobre a sua influência na formação da Lealdade nos meios digitais, através do desenvolvimento de um questionário online, obtendo-se 216 respostas válidas. Os resultados obtidos, a partir da análise quantitativa realizada, mostraram que as dimensões que contribuem diretamente para a formação da Lealdade nos meios digitais são a Confiança e a Satisfação dos consumidores e que, indiretamente, a Satisfação contribui para o aumento da Confiança para com determinada marca e que o Design e a Navegação do Website contribuem para o aumento da Satisfação dos consumidores, o que posteriormente conduzirá à formação da Lealdade nos meios digitais.


Trabalho final de Mestrado