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REVIEWS PATROCINADAS E NÃO PATROCINADAS POR INFLUENCIADORES DE MODA E BELEZA NO YOUTUBE E INSTAGRAM: PERCEÇÕES E INTENÇÕES DE COMPRA DOS CONSUMIDORES EM PORTUGAL

Aluno: Laura Raquel Teixeira Marques


Resumo
Cada vez mais as empresas recorrem aos influenciadores para publicitar os seus produtos através de posts nas redes sociais. Os influenciadores ao realizarem reviews, podem fazê-lo de três formas: divulgação explícita de patrocínio, divulgação imparcial de patrocínio ou sem qualquer divulgação de patrocínio. Este estudo centra-se em perceber se o facto de uma review ser patrocinada ou não irá influenciar as perceções e intenções de compra dos consumidores portugueses. O estudo incidiu nas reviews realizadas nas plataformas Youtube e Instagram, sendo o Instagram a rede social mais popular e relevante para o influencer marketing e o Youtube um dos sites mais populares do mundo. A credibilidade da fonte, a consciência de divulgação patrocinada, o conhecimento de persuasão e a atitude em relação à marca são estudadas como determinantes da intenção de compra. Foi realizado um estudo quantitativo e uma amostragem por conveniência e em bola de neve, através de um inquérito online com um total de 303 respostas válidas. Os resultados demonstram que a credibilidade da fonte e a atitude em relação à marca têm um impacto positivo na intenção de compra. As reviews orgânicas foram aquelas que demonstraram ter um maior grau de preferência pelos portugueses quando comparadas com as reviews patrocinadas. A nível académico, este estudo permitiu obter um conhecimento mais aprofundado sobre o tema. A nível empresarial, o estudo demonstra-se relevante para as estratégias de marketing das empresas, elucidando as da importância crescente do influencer marketing e como este pode ser muito eficaz junto de potenciais consumidores.


Trabalho final de Mestrado