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Os factores influenciadores na intenção de uso do mobile banking

Aluno: InÊs Margarida Seromenho Bastardo


Resumo
O relacionamento entre os Bancos e os clientes têm vindo a transformar-se devido à revolução digital e ao desenvolvimento das novas tecnologias e dos novos canais bancários. Estes últimos vieram permitir novas formas de contato. O serviço de Mobile Banking é a ferramenta que permite o acesso dos clientes a serviços bancários através do dispositivo móvel. O serviço apresenta como vantagens o baixo custo e a facilidade de acesso sem restrições temporal e de espaço. Ainda assim, a taxa de utilização do Mobile Banking apresenta uma menor percentagem relativamente ao serviço de Home Banking e outros canais de atendimento bancário. Neste sentido surge esta investigação, de forma a identificar os fatores influenciadores na Intenção de Uso do Mobile Banking. Para tal foi elaborado um Modelo de Pesquisa combinando as Teorias da Difusão da Inovação, do Comportamento Planeado e o Modelo de Aceitação Tecnológica. As hipóteses construídas foram testadas através de uma análise quantitativa com base em195 respostas válidas. Conclui-se que o Risco Percebido e a Falta de Informação são dois fatores decisivos na Intenção de Uso e que contribuem para uma reduzida taxa de utilização do serviço Mobile Banking. A Facilidade de Uso e Vantagem Relativa contribuem positivamente para a Intenção de Uso do serviço de acordo com as evidências empíricas estudadas.


Trabalho final de Mestrado