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PLANO DE MARKETING SOCIAL PARA A ASSOCIAÇÃO CRIANÇAS DA VILA

Aluno: Maria Torquato De Freitas Rebelo De Andrade


Resumo
A Associação Crianças da Vila é uma IPSS que actua no âmbito das perturbações do desenvolvimento infantil. A Associação tem como foco principal a manutenção de uma bolsa social que pretende através de um regime de co-pagamentos, encaminhar estas crianças e jovens inseridos em famílias desfavorecidas, para um parceiro de excelência nesta área (PIN ? Progresso Infantil), que disponibiliza os devidos serviços clínicos e terapêuticos. Tendo em conta esta parceria, surge com inegável interesse a concepção de um plano operacional de marketing, desenvolvido numa lógica de fundraising, para um arranque sustentável da bolsa social. Visto que o presente plano foi desenvolvido sobre um problema e organização real, a metodologia utilizada foi a de action research. A recolha de dados foi feita através de entrevistas, inquérito e dados secundários. No que respeita às questões de investigação, constatou-se que os critérios de selecção mais valorizados pelas empresas e doadores particulares são a existência de um match entre o core-business da empresa e a causa, o modo de abordagem da causa, conteúdo da mensagem, demonstração do impacto e narrativas bem clarificadas. A pesquisa e utilização de conceitos teóricos de planeamento de marketing e fundraising foram fundamentais à elaboração do projecto, permitindo apurar as principais áreas de melhoria, recomendando-se para um futuro próximo, o desenvolvimento contínuo da comunicação, para um aumento da notoriedade da Associação, que tem como objectivo último a sensibilização dos públicos e angariação de donativos para uma diminuição da taxa de rejeição das inúmeras candidaturas solicitadas.


Trabalho final de Mestrado