Aluno: Nuno Miguel Marques Baptista Cavaco
Resumo
Este estudo exploratório pretende através de um desafio baseado no “Pepsi Challenge” validar se existem diferenças na forma como provadores profissionais de vinho, e consumidores comuns, avaliam vários vinhos em prova cega e em prova informada. Utilizando como parâmetros, cor, aroma, sabor e preço, sete vinhos de diferentes produtores e gamas de preço, foram provados primeiro em prova cega e depois em prova informada, com o objetivo de verificar se a Marca pode alterar a avaliação que cada um destes grupos faz do produto.
Após a análise qualitativa dos valores obtidos nas provas, verificou-se que os provadores profissionais são pouco influenciáveis pela Marca, sendo as diferenças entre a prova cega e a prova informada quase inexistentes. O grupo de consumidores foi bastante sensível aos elementos da Marca, os resultados obtidos mostraram que houve diferenças significativas nas avaliações efetuadas primeiro na prova cega e depois em prova informada.
A Marca é um fator de grande importância para o consumidor, cabe aos produtores, a criação de marcas fortes capazes de influenciar as decisões do consumidor de forma positiva.
Trabalho final de Mestrado