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Wine Challenge: Efeitos da Marca na Perceção das Carateristicas Organoleticas e do Preço do Vinho

Aluno: Nuno Miguel Marques Baptista Cavaco


Resumo
Este estudo exploratório pretende através de um desafio baseado no “Pepsi Challenge” validar se existem diferenças na forma como provadores profissionais de vinho, e consumidores comuns, avaliam vários vinhos em prova cega e em prova informada. Utilizando como parâmetros, cor, aroma, sabor e preço, sete vinhos de diferentes produtores e gamas de preço, foram provados primeiro em prova cega e depois em prova informada, com o objetivo de verificar se a Marca pode alterar a avaliação que cada um destes grupos faz do produto. Após a análise qualitativa dos valores obtidos nas provas, verificou-se que os provadores profissionais são pouco influenciáveis pela Marca, sendo as diferenças entre a prova cega e a prova informada quase inexistentes. O grupo de consumidores foi bastante sensível aos elementos da Marca, os resultados obtidos mostraram que houve diferenças significativas nas avaliações efetuadas primeiro na prova cega e depois em prova informada. A Marca é um fator de grande importância para o consumidor, cabe aos produtores, a criação de marcas fortes capazes de influenciar as decisões do consumidor de forma positiva.


Trabalho final de Mestrado