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Customer perceptions in premium purchase intention : BMW vs Mercedes

Aluno: Joana Maria Godinho Guarda


Resumo
As alterações nível sociocultural e económico em Portugal nas últimas décadas, alteraram os hábitos de compra dos portugueses. Devidas alterações criaram a necessidade de compreender quais os factores que antecedem a lealdade dos consumidores e por conseguinte decisão de compra. Especificamente na indústria automóvel, onde existe uma vasta escolha de marcas, é imposto o desafio de diferenciação. Este estudo pretende examinar quais os factores que mais influenciam a Lealdade dos consumidores em duas marcas, percecionadas como premium no mercado português, BMW e Mercedes. Esta investigação empírica, é de natureza quantitativa, realizada através de um inquérito desenvolvido e aplicado a uma amostra não-probablística, selecionada por julgamento (n=503). De todas as respostas recolhidas, foram consideradas válidas 213 para este estudo, que correspondem a inquéritos concluídos de respondentes que conhecem ambas as marcas. Os resultados adquiridos, sugerem que a influência da perceção dos consumidores varia para cada marca. Para ambas as marcas a Resistência à Mudança e a Satisfação têm impacto na Lealdade à marca. No entanto ?Valor da Marca? influência também a Lealdade à BMW, e o Afeto à marca Mercedes. As perceções do consumidor foram testadas para compreender o efeito na intenção de compra, concluindo que o Afeto é algo que influencia ambas as marcas, bem como a Satisfação para a marca Mercedes.


Trabalho final de Mestrado