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Fatores influenciadores da compra de vestuáro sustentável

Aluno: Ana Rita Oliveira Fernandes


Resumo
Os problemas ambientais e sociais derivados do setor do vestuário estão cada vez mais proeminentes na sociedade. Desta consciência advém uma maior oferta de produtos sustentáveis, contudo o consumo destes continua a ser reduzido, existindo um Attitude Behavior Gap. O presente trabalho pretende estudar quais são os principais fatores influenciadores da compra de vestuário sustentável e perceber se existe Attitude Behavior Gap. Para dar resposta à questão de investigação foi desenvolvido um estudo mono-método, quantitativo através de um inquérito online, onde é avaliada a influência de fatores sociodemográficos, e de fatores internos e externos na compra de vestuário sustentável. Os resultados mostram evidência de um gap entre as atitudes e comportamento dos consumidores na compra de vestuário sustentável e que os principais fatores influenciadores dessa compra são a idade, nível de rendimento, atitude, preço, imagem, locus de controlo e conhecimento. O impacto dos fatores analisados na compra de vestuário sustentável é relevante para as marcas, pois faz com que estas conheçam melhor o seu consumidor e percebam quais os seus desejos e incertezas. Através do estudo, torna-se relevante para as marcas chegarem a consumidores jovens de forma mais eficiente, reverem o preço das suas peças e investir na educação e divulgação da temática.


Trabalho final de Mestrado