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O Design da Supply Chain da indústria da Música em Portugal

Aluno: JosÉ Do RosÁrio Vargas Faria


Resumo
Para a grande maioria das pessoas, música é sinónimo de entretenimento, está presente na vida de todas as populações representando assim uma base de consumidores na ordem de biliões de pessoas. O mercado global da Indústria da Música, teve no último ano de 2016 cerca de 15 biliões de dólares em receitas. (IFPI, 2017) A Indústria da Música apresenta-se em constante evolução onde, todos os anos emergem novos artistas no panorama nacional e internacional. Porém o ritmo de mudança na última década acentuou-se devido a novas tecnologias disruptivas. O desenvolvimento de novos meios de difusão e plataformas de distribuição digital de música, vieram alterar o horizonte desta indústria, e consequentemente algumas funções de marketing subjacentes. Desta forma, o presente trabalho terá como objetivo caracterizar e compreender o funcionamento da Indústria da Música em Portugal, depois de ter havido este processo de desintermediação. Primeiro pela caracterização da sua supply chain, depois através de um case study onde se comparam dois métodos/artistas que evoluíram na indústria de forma distinta, fazendo valer os meios disponíveis no pré e pós-revolução digital. Procura-se saber através de entrevistas em profundidade que meios utilizaram quando tiveram contacto com a indústria e em que medida essa abordagem mudou nos tempos modernos. Dentro da indústria é possível observar a mudança de poder e o desaparecimento de barreiras de entrada, antes colocadas pelas editoras/labels à medida que estas perdem protagonismo na supply chain. Os artistas hoje apresentam-se mais independentes e têm na sua mão a gestão da sua carreira.


Trabalho final de Mestrado