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Comportamento do Telespectador do Big Brother VIP

Aluno: Pedro Henrique Alves Da Rosa


Resumo
As emissoras de televisão sustentam o seu negócio na entrega de audiências aos anunciantes. Conhecer o comportamento do telespectador permite desenvolver melhor a oferta televisiva, alcançar maiores audiências e aumentar o valor que os anunciantes estarão dispostos a pagar pela sua atenção. Esta investigação aborda um programa do género reality show, o qual consiste na exposição da vida de outras pessoas, com o propósito de entreter o espectador. Em Portugal, o programa Big Brother acabou com a hegemonia da SIC sobre o mercado televisivo português e ajudou a consolidar a programação da TVI, tornando o terceiro player do mercado no líder nacional. Hoje, estas duas maiores empresas de televisão batalham novamente pela liderança de audiências no mercado em horário nobre. O Big Brother VIP foi a maneira que a TVI encontrou para competir com a bem-sucedida novela Dancin? Days, da SIC. Este estudo permitiu perceber que o consumidor pretende gratificar as suas necessidades por autenticidade e voyeurismo. Gosta de comédia e interacção social entre concorrentes e abomina manipulação. Foi ainda analisado o comportamento do espectador regular, o que influencia o consumo das Galas de Expulsão e de Nomeações e o que condiciona as gratificações do espectador ao ver o programa. Identificaram-se, ainda, quatro perfis do consumidor e o concorrente ideal foi descrito como sendo leal, sociável e divertido, preocupado com o bem-estar do grupo, curioso, ambicioso, orientado para a família, que não dependa de terceiros para ser feliz, saiba viver humildemente, saudável, ascético, com tendências igualitaristas, auto-confiante e cooperante.


Trabalho final de Mestrado