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A influência do estilo de vida do cliente na escolha dos canais e serviços bancários

Aluno: PatrÍcia Sequeira Fino


Resumo
Este projeto tem como objetivo segmentar os clientes da banca com base no seu estilo de vida e caracterizar os segmentos alcançados, atendendo às variáveis sociodemográficas. Para posteriormente, se estudar o comportamento dos segmentos nos diferentes canais bancários e os serviços que utiliza em cada canal. A recolha de dados realizou-se através de um inquérito online, partilhado nas redes sociais e por correio eletrónico. Os resultados indicaram a existência de quatro segmentos: ?Os positivos e compradores online? que principalmente utilizam a Internet para comprar produtos/serviços online, ?Os fãs das redes sociais? que consideram que a Internet é uma ferramenta que proporciona interação entre as pessoas, ?Os curiosos e sensíveis que acreditam nos benefícios da Internet? que gostam de utilizar a última tecnologia e acreditam nos benefícios da Internet e, por último, os ?Os informados através da Internet? que consideram que a Internet proporciona um ambiente de aprendizagem. Concluiu-se ainda que os segmentos compostos por indivíduos mais jovens, nomeadamente os segmentos ?Os positivos e compradores online? e ?Os fãs das redes sociais? utilizam principalmente os canais digitais para interagir com o seu banco e os segmentos ?Os curiosos e sensíveis que acreditam nos benefícios da Internet? e ?Os informados através da Internet?, também utilizam os canais digitais mas com maior frequência alguns serviços disponíveis pelo balcão, nomeadamente para transferências bancárias, contratação de produtos/serviços e pedido de informação, ao contrário dos dois segmentos mais jovens que se focam principalmente nos canais digitais.


Trabalho final de Mestrado