Search button

AUTOCONCEITO E O CONSUMO DE MOTOCICLETAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO MERCADO BRASILEIRO

Aluno: Rafael Lucas Nogueira


Resumo
O autoconceito é a soma de todos os pensamentos que uma pessoa tem de si própria como objeto. Durante as suas vidas, as pessoas desempenham diferentes papéis e acabam por consumir produtos e serviços que os ajudam a desempenhar esses papéis e a construir as suas identidades. Neste estudo será estudada a relação do autoconceito com o consumo de motocicletas no mercado brasileiro. Procurou-se descobrir os simbolismos associados à motocicleta, como esta pode ser usada para completar a identidade do seu utilizador e como ela se pode tornar parte do ?próprio ampliado? (extended self). Será utilizada uma abordagem qualitativa e interpretativista com consumidores ligados à indústria de motocicletas brasileira. A recolha de dados será feita com recurso a entrevistas em profundidade. As conclusões do estudo poderão proporcionar insights que melhor ajudem a compreender o comportamento do consumidor neste setor de atividade e a conceber estratégias e táticas de marketing mais eficazes.


Trabalho final de Mestrado