Search button

ESTUDO EXPLORATÓRIO DA ATRATIVIDADE DA MARCA DO EMPREGADOR PARA FUTUROS COLABORADORES DAS ORGANIZAÇÕES EM PORTUGAL ? ESTUDO CASO DA ALPHA C PORTUGAL

Aluno: Catarina Isabel Abrantes Carvalho


Resumo
Hoje em dia as organizações enfrentam cada vez mais dificuldades no recrutamento e na retenção de capital humano altamente qualificado (denominado por ?talentos?). Com o objetivo de refletir sobre a importância da aposta das organizações no capital da marca do empregador (termo que deriva do conceito de employer branding), este estudo visa testar as diversas relações existentes entre as dimensões da atratividade da marca do empregador e as intenções de submissão de uma candidatura a uma organização, através da unidade de estudo da organização ? Alpha C Portugal. De acordo com os resultados alcançados por meio de uma análise de dados multivariada, pôde-se aferir que existe uma relação positiva entre quase todas as dimensões da atratividade da marca do empregador e as intenções de submissão de uma candidatura a uma organização, comprovando-se que quanto mais fortes forem as dimensões da atratividade da marca do empregador mais fortes serão as intenções de submissão de uma candidatura a uma organização. Neste sentido, as organizações ao equacionarem quais as dimensões mais fortes de atratividade da sua marca do empregador em relação às intenções de candidatura de futuros colaboradores, poderão assim desenvolver as suas estratégias de marketing e de recursos humanos em torno do capital da marca do empregador de uma forma mais consciente e em conformidade com as necessidades de perfis e objetivos procurados.


Trabalho final de Mestrado