Search button

O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores

Aluno: Joana Biscaia Almeida Rodrigues


Resumo
A preocupação, por parte das organizações, com a satisfação dos seus colaboradores tem vindo a ser crescente. A comunicação interna é hoje vista como uma ferramenta de extrema importância na formulação de estratégias das organizações e reconhecida, por muitos autores, como um fator chave no aumento dos níveis de engagement dos colaboradores. O propósito deste estudo passa por analisar a influência da satisfação na comunicação interna em alguns outcomes organizacionais, nomeadamente o engagement dos colaboradores, o suporte organizacional percebido e a identificação organizacional. Estes outcomes são construtos relativamente pouco aprofundados, existindo a necessidade de um entendimento mais profundo sobre estes temas, compreendendo o que faz despoletar nos colaboradores este tipo de sentimentos. A relação entre a satisfação na comunicação interna e o engagement foi significativa, realçando-se aqui o papel da comunicação com o superior, bem como quando testada com o suporte organizacional percebido e com a identificação organizacional. Tal sugere que boas práticas organizacionais, no que concerne à comunicação interna praticada, podem facilitar a disponibilidade dos colaboradores para se sentirem engaged, suportados e se identifiquem com as suas organizações.


Trabalho final de Mestrado