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barreiras e fatores Motivacionais na intenção de compra de cosméticos online

Aluno: Maria InÊs Antunes De Paiva


Resumo
O tema desta investigação incide sobre uma área específica do marketing digital, o comércio nas lojas online, mais concretamente, sobre as barreiras e fatores motivacionais que afetam a intenção de compra online. O mercado da cosmética tem crescido muito nos últimos 20 anos e têm surgido, cada vez mais, lojas online que vendem cosméticos. Apesar da popularidade que se regista no número de visitantes das lojas de cosméticos online, ainda existe um grande desfasamento entre quem apenas visita e quem compra efetivamente online. O objetivo principal é perceber quais são as barreiras que afetam negativamente a intenção de compra de cosméticos online e, identificar os fatores motivacionais que podem potenciar essa compra. Pretende-se analisar se existem diferenças nos efeitos causados pelas barreiras e fatores motivacionais na intenção de compra de cosméticos online entre os três segmentos de não-compradores online: adiador, opositor e desprezador. O estudo desenvolvido é operacionalizado através de um inquérito online cujo questionário se baseou nos trabalhos de Lian e Yen (2013) e Shukla (2014). Os resultados mostram que as principais barreiras que afetam negativamente a intenção de compra online são as barreiras do uso, do valor e do risco. Os fatores motivacionais que afetam mais positivamente a intenção de compra online são o cumprimento do processo de encomenda online e a ausência de erros nos conteúdos do site. Verificaram-se também diferenças no efeito das barreiras e dos fatores motivacionais na intenção de compra online entre os três segmentos de não-compradores online.


Trabalho final de Mestrado