Search button

INFLUÊNCIA DOS AMIGOS NO CONSUMO DE VESTUÁRIO E NO AUTO-CONCEITO DO ADOLESCENTE

Aluno: Maria Da Cunha Policarpo Pinto Mascarenhas


Resumo
O consumidor está susceptível à influência interpessoal exercida pelos pares/amigos. Este é um grupo de referência que afecta as atitudes e comportamentos do consumidor, em especial do adolescente que está em fase de construção de identidade e, como tal, está mais susceptível à influência dos amigos, nomeadamente em relação ao vestuário, símbolo da cultura jovem. Este estudo centrou-se numa vertente da influência interpessoal, a influência normativa. Esta pode ser utilitária, levando o adolescente a cumprir com as expectativas dos amigos, ou expressão de valor, levando o adolescente a suportar/melhorar o seu auto-conceito por identificação a um grupo de amigos. Deste modo, foi aplicado um questionário a alunos de uma escola secundária, em que os adolescentes definiram a relação com a roupa, o estilo de roupa e as marcas preferidas e demonstraram o seu grau de concordância com os indicadores relativos a 5 dimensões: ?Auto-estima?, ?Susceptibilidade à influência normativa dos pares/amigos?, ?Influência utilitária dos pares/amigos?, ?Influência expressão de valor dos pares/amigos? e ?Auto-conceito?. Procedeu-se ao cruzamento das 5 dimensões com as variáveis sociodemográficas e testou-se a relação/efeito entre as dimensões. Daqui se conclui que, quanto maior for a susceptibilidade do adolescente à influência normativa dos amigos, maior é a tendência para comportar-se como os amigos no consumo de vestuário e para a sua identidade se tornar semelhante à deles. Para além disso, quanto maior for a influência dos amigos e da roupa na construção de identidade, mais próximo o adolescente está do seu auto-conceito real e/ou ideal.


Trabalho final de Mestrado