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(RE)POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO EM REDES: UM ESTUDO DE CASO

Aluno: Susana Isabel Vieira Da Costa


Resumo
A liberalização do mercado da energia em Portugal trouxe alterações profundas ao sector, com consequências para as empresas que nele operam. No caso particular do gás natural, a liberalização permitiu a entrada de novas empresas e a realização de investimentos substanciais na expansão das suas redes de distribuição. Sendo o gás natural uma alternativa ao GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) as empresas comercializadoras de GPL deparam-se com alterações no seu ambiente. É objectivo deste trabalho analisar, através de um estudo de caso, a forma como uma empresa a operar neste sector, foi construindo e redefinindo a sua estratégia num período tão particular da história do sector. Tendo por base uma visão relacional do sistema industrial, recorre-se a um modelo de actuação estratégica em redes centrado na noção de posição na rede. Este estudo pretende avaliar em que medida, e no quadro da sua teoria de rede, as actuações da empresa focal com vista a alterar a sua posição na rede e desenvolver uma nova posição noutra rede, afectaram as (ou foram afectadas pelas) acções e posições de alguns operadores na(s) rede(s). O presente estudo permite concluir pela robustez do modelo, suportando a noção de que as alterações (ou manutenção) de posição envolvem sempre outras empresas na rede, nomeadamente as suas teorias de rede e as suas posições tanto na rede focal como, eventualmente, noutras redes conectadas. Neste quadro, e como ilustrado neste estudo, a autonomia estratégica de uma empresa na rede pode revelar-se mais aparente do que real.


Trabalho final de Mestrado