Search button

FORMULAÇÃO DO QUADRO ESTRATÉGICO E PLANO DE MARKETING DA FUNDAÇÃO REBIKOFF-NIGGELER

Aluno: Bernardo Vasconcelos De SÁ Horta E Costa


Resumo
A Fundação Rebikoff-Niggeler é uma organização sem fins lucrativos que tem como principal atividade a investigação e documentação do mar profundo dos Açores. Tendo em conta que não dispõe de um quadro estratégico definido nem de um plano de marketing estruturado, proceder-se-á à introdução e formulação de uma estratégia de marketing adequada às necessidades da Fundação. Este trabalho assenta num diagnóstico estratégico da Fundação Rebikoff-Niggeler, tendo como referência o modelo de Bryson (2011), para se concentrar na proposta de reformulação do quadro estratégico da Fundação, onde se introduz a formalização dos mandatos, missão e valores, bem como a identificação das questões estratégicas, que constituem o fulcro do modelo adotado. Apoiado num Balanced Scorecard ajustado às especificidades da Fundação Rebikoff-Niggeler, baseado no modelo original de Kaplan e Norton (2001), foi construído um instrumento de controlo através do qual a Fundação pode avaliar o seu desempenho nas quatro categorias definidas. Para concluir, foi elaborado um plano de marketing com especial enfoque nos patrocinadores e clientes da Fundação Rebikoff-Niggeler, tendo como objetivos principais o aumento da reputação e notoriedade junto da população nacional e internacional e a obtenção de apoios financeiros para divulgar a Fundação e ajudar nos custos das intervenções de mar.


Trabalho final de Mestrado