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Percepção de Marcas de Distribuidor Versus Marcas de Fabricante:Uma Aproximação Neurociêntifica com Eye Tracking e Ressonância Magnética Funcional

Aluno: Marisa Cristina BrÁs Martins


Resumo
O presente estudo visa compreender melhor a percepção dos consumidores em relação às marcas de fabricante e às marcas de distribuidor na categoria de produtos alimentar, bem como a influência do factor preço. Para tal, desenhou-se uma experiência em duas etapas onde os participantes foram estimulados com produtos de marca de distribuidor e de fabricante com o preço real e com o preço manipulado. Esta organização permitiu estudar a influência dos dois factores que supostamente estão interligados: tipo de marca e preço. As marcas de distribuidor encontram-se divididas em marcas miméticas, cujos produtos não têm o nome da loja e o aspecto visual é muito idêntico às marcas de fabricante, e em marcas de primeiro preço, cuja embalagem é muito simplista, os preços mais baixos e também não ostentam o nome do distribuidor. É por isso questionável se os consumidores as reconhecem e como as percepcionam. Para responder a estas questões utilizamos o método de Eye Tracking. Na segunda etapa deste estudo, os participantes foram sujeitos a exames de Ressonância Magnética ao cérebro enquanto tomavam as suas decisões de compra, agora apenas com marcas de fabricante e marcas de distribuidor com o nome da loja. O objectivo foi descobrir se há diferenças nas áreas do cérebro que são recrutadas quando os consumidores optam por comprar um produto de marca de fabricante em detrimento de um produto de marca de distribuidor, e analisar separadamente o efeito do factor preço nessas decisões.


Trabalho final de Mestrado