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Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a Empresa Liberty Seguros 2019

Aluno: Sara Butes Sousa


Resumo
Este projeto consiste no desenvolvimento de um plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM), no contexto de uma empresa de serviços, nomeadamente a Liberty Seguros (LS), a implementar no ano de 2019. A LS é uma companhia de seguros, presente no mercado português desde 2003, que tem, até à data, direcionado os seus esforços de comunicação sobretudo para os agentes de seguros. Este plano apresenta como principais objetivos: desenvolvimento da comunicação dos produtos do ramo vida e acidentes pessoais, aumentar a afinidade junto dos públicos-alvo selecionados, criação de uma ligação emocional à marca e desenvolvimento de uma atmosfera de confiança com os stakeholders. Procedeu-se à recolha de dados primários, com recurso aos seguintes métodos: entrevistas semiestruturadas, focus group e inquérito por questionário. Foram ainda recolhidos dados secundários que incluíram a análise do conteúdo das principais campanhas publicitárias realizadas pela LS ao longo dos anos. Os resultados obtidos permitiram identificar que os públicos-alvo da Liberty Seguros são as famílias, os particulares e as pequenas e médias empresas. No que diz respeito ao posicionamento percecionado, a maioria dos inquiridos, associou a personalidade da marca LS a profissionalismo, prestígio, responsabilidade, tradição e orientação para a família. Verificou-se também que a presença do agente de seguros é considerada como importante no momento de contratação de um seguro. Com a operacionalização deste plano pretende-se transmitir aos stakeholders a forma como esta empresa se distingue no mercado segurador português, pelos valores praticados e pela comercialização de produtos alocados às necessidades básicas e humanas da sociedade.


Trabalho final de Mestrado