Search button

A recuperação do Centro comercial Solátia

Aluno: Maria Francisca Oliveira Catarino


Resumo
Este trabalho é, um Plano de Marketing para a recuperação do Centro Comercial Solátia. Para tal, foi feita uma pesquisa para tentar encontrar soluções a alguns dos problemas existentes, e tentar perceber quais são os melhores procedimentos a adoptar para atingir aquele objectivo. Foram inquiridos 51 clientes. Desde o início da década de 2000 este centro comercial tem vindo a quebrar, de um modo geral as principais causas foram: o aparecimento de grandes centros comerciais nas proximidades, e as crises económicas da década de 2000. Estas situações têm contribuído para uma redução do volume de vendas das lojas existentes ou mesmo para o encerramento de outras lojas. A pesquisa foi de caracter exploratório. Trata-se de um estudo cujo método é misto, ou seja, quantitativo e qualitativo. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o questionário e entrevistas não estruturadas. As grandes conclusões da pesquisa são de que os clientes gostam deste centro comercial mas gostariam de ter uma maior oferta de lojas, de produtos e de um ou mais pontos de atracção. Muitos afirmaram que, caso estas situações ocorressem, frequentariam mais o centro comercial, uma vez que de um modo geral, residem ou trabalham nas proximidades, e por este motivo preferiam ter mais comércio perto de si. Pretende-se posicionar este centro comercial como um centro comercial local que oferece uma diversidade de produtos e serviços de qualidade e criar condições atractivas para os clientes. Este projecto permitiu perceber a importância do Marketing e da Comunicação neste centro comercial.


Trabalho final de Mestrado