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Branding para Microempresas: Caso Designrut

Aluno: Rui Pedro Alexandre Marreiros Duarte


Resumo
As pequenas e médias empresas (PME?s) e em especial as microempresas, são geralmente organizações com escassos recursos onde a gestão da marca tende a não ser uma das prioridades. Para além disso a literatura existente sobre gestão da marca em PME?s é escassa, sendo grande parte da investigação realizada no contexto de grandes multinacionais. Este projeto tem como propósito auxiliar uma microempresa a implementar algumas medidas de gestão da marca que lhe permita afirmar-se nos seus mercados alvo. Foi, assim, realizada uma revisão da literatura tendo como temas principais a gestão da marca e as PME?s. Estabelecida a base teórica e considerando o contexto da empresa, foi realizado um estudo qualitativo com entrevistas semiestruturadas à gerente da empresa e a três dos seus clientes. Com base na análise da informação recolhida foram elaborados dois mapas mentais da marca Designrut. O primeiro com base nas características de personalidade da marca enunciadas pela gerente da empresa e o segundo com base nas características que os clientes associam à marca. Foram comparados os mapas e destacados os pontos em comum. Foram identificados os pontos de paridade e os pontos de diferença da Designrut face aos seus concorrentes que, serviram de base para definir o posicionamento pretendido para a marca. Finalmente, foram apresentadas recomendações de ação à empresa tendo em vista melhorar o seu branding e construir uma marca mais forte. Nestas recomendações inclui-se o desenvolvimento dos elementos da marca, o marketing mix de apoio à marca e a alavancagem de associações secundárias.


Trabalho final de Mestrado