Search button

COMUNICAÇÃO INTERNA E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA BUSINESS-TO-BUSINESS

Aluno: Rita Fonseca Marques


Resumo
A reputação de uma organização é composta pelas perceções dos seus públicos internos - colaboradores diretos e indiretos - e dos seus públicos externos - clientes, fornecedores, media, comunidade local (Davies, Chun, Silva & Roper 2001). Em organizações business-to-business do setor industrial, grande parte dos colaboradores não tem contacto direto com stakeholders externos (fornecedores, entre outros). Deste modo, podia ser expectável que a comunicação interna não se relacionasse com a opinião que os stakeholders externos têm das organizações. Esta dissertação procura compreender se existe ligação entre a comunicação interna e a reputação organizacional de uma empresa industrial do setor logístico e de produção de componentes automóveis. Para mapear e aprofundar perceções acerca da comunicação interna, reputação organizacional e a ligação entre os dois constructos, foi realizado um estudo qualitativo, composto por entrevistas semiestruturadas ao diretor-geral, à diretora de recursos humanos, a seis colaboradores da organização que contactam diretamente com diferentes stakeholders e a um fornecedor. Os resultados indicam que há ligações entre a comunicação interna e a reputação da organização, tanto ao nível da identidade (perceções dos colaboradores) como da imagem (perceções dos stakeholders externos).


Trabalho final de Mestrado