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MOTIVAÇÕES E BARREIRAS AO CONSUMO DE PRODUTOS VERDES NO SECTOR ALIMENTAR POR PARTE DOS VÁRIOS SEGMENTOS DE CONSUMIDORES

Aluno: Beatriz Isabel Rosa Lucas


Resumo
Devido a todos os problemas ambientais com que nos temos deparado, originados pelas incorretas ações do homem para com o ambiente, sentiu-se a necessidade de agir e procurar estratégias que possam ajudar o ambiente a sobreviver e a ser protegido. Uma das formas encontradas para esse efeito foi a oferta de produtos verdes por parte das empresas e consequentemente o consumo destes mesmos produtos. O objetivo desta dissertação é, desta forma, identificar quais são as motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores. Os dados foram recolhidos através de um inquérito online que foi partilhado através do facebook e correio eletrónico. Os resultados mostraram que existem quatro segmentos destintos de consumidores. Em primeiro lugar os ?ambientalistas?, cuja principal motivação ao consumo de produtos verdes é a obrigação moral e a principal barreira é a falta de informação acerca das características dos produtos. Em segundo lugar os ?despreocupados?, que referem como principal motivação o fato de serem produtos mais saudáveis e como maior barreira ao consumo a variável preço. Os ?pseudo-ambientalistas? não são motivados particularmente por nenhum fator e, no que diz respeito às barreiras, também nenhuma se destaca fortemente. Por último, analisando o segmento ?amigo, mas só às vezes?, observa-se que todas as variáveis são fatores motivacionais ao consumo destes produtos e que o fator preço é o que mais se destaca enquanto barreira.


Trabalho final de Mestrado