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Motivações Rurais, Autenticidade e Intenções Comportamentais dos Turistas

Aluno: Catarina Augusto Pires Vieira


Resumo
O desafio é desenvolver estratégias que criem perceções positivas aos turistas, induzindo estímulos para revisitar e recomendar destinos turísticos rurais, contribuindo para a sustentabilidade do mundo rural, para a estabilidade e bem-estar pessoal das comunidades de receção e dos turistas e para a maior coesão territorial. A realização deste desafio alcança-se pela valorização da autenticidade dos destinos rurais. O objetivo da presente dissertação consiste em desenvolver um modelo explicativo da influência da autenticidade existencial nas intenções comportamentais, sendo a autenticidade proposta como um construto mediador na relação entre motivações turísticas rurais e intenções comportamentais. Esta dissertação teve uma abordagem quantitativa, com base na aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra não probabilística por conveniência de 399 inquiridos. De acordo com os objetivos propostos, utilizou-se o Modelo de Equações Estruturais com estimação PLS (Partial Least Squares) e foi possível confirmar a importância da autenticidade existencial nas intenções em revisitar e recomendar destinos rurais. Concluiu-se, à posteriori, que a autenticidade existencial desempenha um papel mediador entre motivações turísticas e intenções, mas apenas se aplica aos turistas que são motivados pela busca do relaxamento e da aprendizagem. Ao nível académico, a presente investigação contribui para o enriquecimento do conhecimento sobre o turismo rural e autenticidade, colmatando lacunas existentes. Ao nível prático, pode fornecer indicações importantes aos profissionais de turismo, nomeadamente sobre a forma como os turistas a experienciam e valorizam, para que sejam capazes de integrar este elemento nas suas estratégias de marketing, preservando, projetando e posicionando destinos rurais autênticos.


Trabalho final de Mestrado