Search button

Antecedentes da Lealdade de Mobile Banking na População Jovem-Adulta

Aluno: Henrique Manuel Serrano Da Silva Neves


Resumo
Os serviços de mobile banking são cada vez mais valorizados pelos consumidores jovens adultos, uma vez que permitem, por um lado uma economia de tempo e por outro, que a gestão bancária seja realizada a qualquer hora e em qualquer lugar. Deste modo, é importante compreender quais os atributos que são valorizados pelos consumidores, de modo a promover a sua lealdade. Assim, a presente investigação tem como objetivo desenvolver um modelo explicativo da lealdade dos clientes que mais utilizam o mobile banking. A presente dissertação, que tem por base um estudo quantitativo, foi alicerçada numa recolha de dados suportada por um questionário online, num horizonte temporal cross- sectional. A mesma pela sua génese é de natureza explanatória. Para a sua concretização foram validadas 293 respostas, as quais foram tratadas através de regressões lineares múltiplas. Os resultados obtidos demonstraram que as dimensões estudadas têm impacto na satisfação e na confiança dos consumidores. Para além disso, a satisfação e a confiança demonstraram ser antecedentes da lealdade a serviços de mobile banking. A nível académico, a presente investigação contribuiu para a explicação da criação de lealdade e veio colmatar lacunas existentes. A nível prático, visa auxiliar os gestores dos bancos no desenvolvimento de estratégias que promovam a lealdade dos clientes jovens adultos.


Trabalho final de Mestrado