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A importância da Ficção Televisiva na Estratégia das Marcas

Aluno: Joana Dos Reis Vitorino De Almada Contreiras


Resumo
O panorama televisivo e publicitário português encontra-se em mudança. A evolução tecnológica levou a alterações no comportamento dos consumidores, que têm hoje uma atitude de rejeição face à publicidade, assim, as marcas precisam de encontrar novas formas de se tornarem relevantes. Em simultâneo, a profunda crise económica e financeira, que afetou estes sectores, conduziu a que as grelhas de programação procurassem novas formas de investimento. A ficção televisiva trata-se de um dos géneros que mais espaço ocupa nos canais generalistas e que mais investimento implica, o que levou a que procurasse na publicidade e, em particular, na inserção publicitária uma forma de financiamento. Esta dissertação pretende, por um lado, compreender qual a importância da inserção publicitária na estratégia das marcas. Por outro lado, pretende entender se a inserção publicitária pode substituir a publicidade tradicional. Optou-se por um estudo exploratório qualitativo. O método de recolha de dados escolhido foi a realização e entrevistas semiestruturadas a especialistas. Foram feitas entrevistas a marcas que realizam inserção publicitária ? como estratégia principal ou secundária ? e a um canal televisivo. A amostra obtida foi de seis entrevistas. A opinião dos especialistas entrevistados mostrou que a inserção publicitária se trata de uma tendência no que respeita à publicidade em Portugal e que, pelo facto de cada vez mais marcas quererem integrá-la na sua estratégia, está a ficar saturada. Uma conclusão importante desta investigação é que a inserção publicitária não deve ser encarada como uma substituta da publicidade tradicional, mas sim como um complemento.


Trabalho final de Mestrado