Search button

PLANO DE MARKETING PARA A EMPRESA MARECHAL ALIMENTOS

Aluno: Luiza De Azevedo Meirelles


Resumo
O presente projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de marketing para a empresa Marechal Alimentos, que atua no setor do retalho alimentar no Brasil, nomeadamente no mercado de carne bovina. A empresa, fundada em 1991, insere-se atualmente no segmento B2B e busca operar no mercado B2C através do lançamento de um comércio eletrónico como novo canal de vendas. A metodologia utilizada é de caráter exploratório baseado em uma pesquisa mista, tanto qualitativa quanto quantitativa. Com o objetivo de obter informação acerca do comportamento de compra do consumidor de carne bovina, foi realizado um inquérito. Já para obter informações acerca da organização, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Acredita-se que uma parceria colaborativa com a empresa investigada traz benefícios ao estudo, portanto, a estratégia de action research foi adotada como a melhor opção. Perante este enquadramento, buscou-se identificar os fatores que afetam o comportamento de compra online do consumidor de carne. A realização do diagnóstico da empresa foi fulcral para a melhor compreensão da sua envolvente operacional e estratégica. Os resultados encontrados auxiliaram o desenvolvimento de estratégias e táticas em um plano de marketing coerente e consistente com os objetivos da empresa.


Trabalho final de Mestrado