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Perceção e Intenção Ética: Análise do Posicionamento Ético na Perspectiva do Consumidor

Aluno: Carlos Roberto Gouveia De Freitas


Resumo
Do ponto de vista conceptual, a ética nos negócios ou ética empresarial tem sido apontada como fundamental para o desenvolvimento de estratégias focadas no interesse comum tanto de empresas como dos consumidores. Os interesses dos stakeholders têm de ser garantidos tanto na perspectiva da geração de lucro, como na perspectiva da satisfação de necessidades e não menos importante, na perspectiva de retorno à comunidade. A actividade de marketing está sujeita a apreciações de ordem moral, muito possivelmente como nenhuma outra actividade. A sua acção ética é um campo de estudo bastante vasto, considerando todas as perspectivas do marketing. O papel do consumidor é muitas vezes menorizado e sendo este último, o alvo do marketing, torna-se necessário medir as suas percepções éticas em relação à acção do marketing. Estudando estas dinâmicas, construímos uma estrutura de análise, que incorpora a percepção e intenção ética dos consumidores. Este trabalho de investigação tem por objectivo principal analisar a percepção e intenção ética e a análise do posicionamento ético na perspectiva do consumidor português. Foi realizado um estudo quantitativo (inquérito) aos consumidores portugueses, durante o terceiro trimestre de 2012. De acordo com as expectativas, as evidências empíricas apontaram para um rácio bastante positivo no que diz respeito à intenção, percepção e posicionamento ético do consumidor português. Surpreendentemente, constatou-se que percepção, intenção e posicionamento ético são variáveis que evoluem com a idade dos inquiridos. Estes resultados constituem argumentos que podem ser utilizados pelos investigadores para incluírem na análise do comportamento do consumidor.


Trabalho final de Mestrado