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O Consumidor Português de Smartphones: Determinantes da sua Lealdade Comportamental

Aluno: TomÁs Martins Pereira


Resumo
A procura de smartphones faz com que se registem elevados volumes de vendas e maior concorrência entre marcas. Estas procuram consolidar os clientes que já adquiriram os seus produtos. No entanto, verifica-se que os clientes optam, na sua maioria, por adquirir marcas diferentes da que adquiriram previamente. Com este estudo pretende-se compreender que fatores levam os consumidores portugueses a voltar a comprar a mesma marca de smartphones que compraram anteriormente. Para melhor compreender a lealdade comportamental a marcas de smartphones, o estudo avalia o valor percebido pelo consumidor (e as suas dimensões emocional, social e preço) e a confiança na marca por parte dos consumidores que recompraram. Para este efeito, a presente dissertação apresenta um carácter quantitativo, tendo sido administrado um questionário online através da plataforma Qualtrics. A análise aos resultados permitiu concluir que tanto o valor percebido pelos consumidores como a confiança na marca estão positivamente relacionados com a lealdade comportamental a uma marca de smartphones. Destes dois antecedentes, o que mais explica a lealdade comportamental é o valor percebido pelo consumidor. Concluiu-se também que o valor emocional tem maior impacto que o valor social e que o valor preço na lealdade comportamental. O principal contributo académico desta dissertação é a inclusão das dimensões do valor no modelo de estudo da lealdade comportamental. A nível empresarial é aconselhado às empresas que promovam ações que difundam o valor percebido pelos consumidores e a confiança na marca.


Trabalho final de Mestrado