Search button

Plano de Marketing - Escola Chinesa de Lisboa

Aluno: Luo Na


Resumo
O trabalho de projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de um plano de marketing na área de serviços, para o ano 2022, para a Escola Chinesa de Lisboa – a maior e mais antiga escola de ensino da língua chinesa e de divulgação da cultura chinesa em Portugal –, procurando melhorar os seus serviços, aumentar o número de alunos e, assim, conseguir uma melhoria nos resultados. No trabalho, foi implementada a metodologia action research, com vista a identificar os fatores diretamente ligados ao desempenho da escola e à recolha dos dados primários e secundários. Por um lado, aplicaram-se questionários com o objetivo de compreender as expetativas e perceções dos clientes da escola e identificar as redes sociais mais frequentemente usadas pels mesmos. Por outro, foram realizadas, de forma informal, entrevistas semiestruturadas à reitora e a algumas colaboradoras da escola para analisar a situação atual da instituição e identificar os aspetos a melhorar. Em primeiro lugar, com o planeamento das ações de melhoramento dos serviços, pretende-se um desenvolvimento contínuo dos mesmos. Em segundo lugar, com a implementação da tática de marketing-mix focada na comunicação nas redes sociais, consegue-se seguir e antecipar as necessidades do mercado e proporcionar uma oferta de valor superior. Por fim, procura-se atingir uma audiência mais vasta, identificar novos mercados-alvo e, consequentemente, conseguir reforçar a imagem e melhorar os desempenhos e resultados da escola.


Trabalho final de Mestrado