Aluno: Luo Na
Resumo
O trabalho de projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de um plano de marketing
na área de serviços, para o ano 2022, para a Escola Chinesa de Lisboa – a maior e mais antiga
escola de ensino da língua chinesa e de divulgação da cultura chinesa em Portugal –, procurando melhorar os seus serviços, aumentar o número de alunos e, assim, conseguir uma
melhoria nos resultados.
No trabalho, foi implementada a metodologia action research, com vista a identificar os
fatores diretamente ligados ao desempenho da escola e à recolha dos dados primários e
secundários. Por um lado, aplicaram-se questionários com o objetivo de compreender as
expetativas e perceções dos clientes da escola e identificar as redes sociais mais
frequentemente usadas pels mesmos. Por outro, foram realizadas, de forma informal,
entrevistas semiestruturadas à reitora e a algumas colaboradoras da escola para analisar a
situação atual da instituição e identificar os aspetos a melhorar.
Em primeiro lugar, com o planeamento das ações de melhoramento dos serviços, pretende-se
um desenvolvimento contínuo dos mesmos. Em segundo lugar, com a implementação da
tática de marketing-mix focada na comunicação nas redes sociais, consegue-se seguir e
antecipar as necessidades do mercado e proporcionar uma oferta de valor superior. Por fim,
procura-se atingir uma audiência mais vasta, identificar novos mercados-alvo e,
consequentemente, conseguir reforçar a imagem e melhorar os desempenhos e resultados da
escola.
Trabalho final de Mestrado