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Produtos Retro: Atitudes dos Consumidores Portugueses.

Aluno: Marta Fernandes Pereira Andrade


Resumo
A expressão retro tem ganho uma importância cada vez maior ao longo dos anos, despertando curiosidade um pouco por todos os mercados. O que significa que diversos produtos, serviços e marcas que eram utilizados no passado estão a regressar ao presente com alguma força. Esta investigação tem como objetivo entender as atitudes face aos produtos retro numa amostra de consumidores portugueses, isto é, averiguar qual a influência que a nostalgia, o colecionismo, a experiência com o passado, o interesse para com o passado, o materialismo, a procura da novidade e a necessidade de se sentirem únicos exercem sobre as atitudes de um grupo de consumidores portugueses ao adquirirem estes bens. De modo a alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, utilizando-se um método quantitativo, neste caso, o inquérito por questionário como forma de recolha de dados, no qual as questões fundamentais foram elaboradas tendo em consideração escalas desenvolvidas anteriormente por alguns autores. Este inquérito por questionário foi divulgado online, registando como amostra 320 consumidores portugueses. Constatou-se assim, que tanto a nostalgia como o colecionismo e a experiência que estes consumidores tiveram no passado influenciam positivamente as suas atitudes para adquirirem produtos retro no presente. A variável materialismo não apresentou fiabilidade, enquanto que, as restantes variáveis (interesse para com o passado, procura da novidade e necessidade de se sentirem únicos) não apresentaram significado estatístico, o que significa que não influenciam as atitudes dos consumidores portugueses (presentes nesta amostra) face aos produtos retro.


Trabalho final de Mestrado