Aluno: Cristina Isabel Dos Santos Monteiro Nunes
Resumo
As redes sociais são ferramentas online de social media que nos fazem partilhar conversas e experiências com pessoas e culturas sem limitações geográficas. Caso haja uma boa conceção de conteúdo, gestão das contas e interação com o público, estas podem afetar positivamente a imagem de uma organização. No entanto a fácil, barata e rápida comunicação nestes meios acarreta mais exposição da marca ao risco de destruição de reputação.
O objetivo deste estudo é compreender de que forma a presença nas redes sociais influencia a imagem da organização governamental Polícia de Segurança Pública (PSP).
Assim, foi observada a interação da PSP com a sociedade nas diferentes redes sociais em que está presente, bem como relatórios internos; foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas para se perceber a imagem desejada; e foi ainda desenvolvido um estudo quantitativo, com uma amostra por conveniência, através de um questionário online, obtendo-se o total de 486 respostas, sendo 403 destas consideradas estatisticamente válidas. Este tem com principal objetivo medir a imagem da PSP utilizando como instrumento a escala adaptada ?Personalidade da Marca? sugerida por Aaker (1997).
Percebeu-se que as redes sociais influenciam, de facto, a imagem da PSP uma vez que os seus seguidores têm uma imagem e perceções bastante mais positivas do que os não seguidores. Por outro lado, confirmou-se que essa imagem que os seguidores têm está alinhada e em sintonia com a imagem desejada pela organização, mas ainda há muito trabalho para fazer.
Trabalho final de Mestrado