Search button

Factores de decisão de compra de cosméticos biológicos: o caso "The Body Shop"

Aluno: Catarina FogaÇa Menezes FalcÃo


Resumo
Os consumidores têm, cada vez mais, acesso a informação sobre os problemas ambientais que o Planeta Terra enfrenta, tornando-se mais atentos e exigentes com as marcas. Consequentemente, estas começaram a sentir a necessidade de empreender políticas de responsabilidade ambiental mais eficazes. No âmbito do presente trabalho, recorreu-se ao caso The Body Shop para confirmar esta tendência, isto é, a crescente preocupação ambiental por parte das marcas, pois trata-se de uma empresa que tem na sua génese o cuidado com a utilização de componentes naturais nos seus produtos e com a sua produção de forma sustentável. Partindo dos resultados de inquéritos pessoais efectuados aos consumidores da marca The Body Shop(em duas lojas da marca, no Centro Comercial Alegro e no Centro Comercial Colombo), caracterizou-se o perfil dos clientes e identificaram se os factores influenciadores de compra dos produtos desta marca, bem como a importância das características biológicas destes cosméticos na decisão final de compra. Foi ainda avaliado o grau de conhecimento dos clientes relativo à conduta ecológica da marca The Body Shop. Cumprindo os principais objectivos deste trabalho é possível perceber que as três características mais valorizadas pelos consumidores dos produtos da The Body Shop são a sua eficácia/desempenho, a segurança destes para a pele e o seu carácter biológico, ainda que a maioria das pessoas não tenha conhecimento da conduta ecologicamente correcta da marca.


Trabalho final de Mestrado