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A Influência das Crianças das Crianças na Decisão de Compra Familiar: Estudo Sobre a Compra de Produtos Alimentares no Mercado Português

Aluno: Maria De FÁtima Pinto Miranda


Resumo
A criança desempenha um papel importante no mercado, ao actuar como influenciadora da decisão de compra familiar, pelo que é necessário perceber como se desenrola todo o processo de influência. Este estudo parte de pesquisas desenvolvidas nos últimos quarenta anos, noutras partes do mundo, e pretende entender esse processo de influência da criança nas decisões de compra das famílias portuguesas. Concretamente, são analisadas as características da família na qualidade de agente socializador do consumidor, bem como as características da própria criança. Delimitou-se o estudo à criança dos 6 aos 11 anos, na fase de desenvolvimento em que acontecem as maiores transformações ao nível cognitivo e social, aos produtos alimentares, com os quais a criança tem um alto envolvimento, representando, por isso, a maioria dos pedidos aos pais e ao local de compra supermercado, local em que ocorrem variados estímulos para a compra. Apresentam-se resultados que indicam a frequência e as razões para a criança acompanhar os pais nas compras, as estratégias de influência mais utilizadas, as razões para os pedidos das crianças e para a compra dos pais, as categorias de produtos alimentares mais pedidas, testando-se a relação entre estas variáveis e a família onde se insere a criança (estilo parental, comunicação familiar e estrutura familiar).


Trabalho final de Mestrado