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O Perfil do Consumidor Verde e a sua Intençãode Uso de Energias Renováveis

Aluno: Adriana Filipa Viegas Da EncarnaÇÃo


Resumo
Actualmente temas como o Ambientalismo têm vindo a assumir uma importância crescente, verificando-se também uma grande aposta na produção e consumo de Energias Renováveis em detrimento dos combustíveis fósseis. Esta investigação incide sobre o Marketing Verde, que pretende descrever as estratégias desenvolvidas pelos marketers para atingir o consumidor verde.O objectivo desta dissertação é identificar o perfil do consumidor verde e determinar o seu comportamento ecologicamente consciente, e analisar a relação entre o comportamento ecologicamente consciente e as variáveis conhecimento, atitude perante o uso, disponibilidade de pagar mais e intenção de uso de Energias Renováveis. A nível académico, este estudo irá contribuir para melhor caracterizar o consumidor verde, e compreender melhor qual a percepção dos consumidores ecologicamente conscientes portugueses acerca do possível uso de energias renováveis. A nível empresarial, irá permitir desenvolver novas estratégias de marketing mais criativas de modo a atingir este novo segmento e mostrar que ao utilizar energias renováveis estarão a poupar o ambiente, deixando para segundo plano as questões monetárias. Os resultados demonstram que os inquiridos apresentam em média um comportamento ecologicamente consciente médio elevado, explicado pelas variáveis sócio-demográficas (idade e género) e as variáveis psicográficas (eficácia percebida e altruísmo). Verificou-se também que os inquiridos revelam em média um elevado conhecimento acerca das energias renováveis, uma atitude positiva, e uma elevada intenção acerca do seu uso, relacionando-se positivamente com o comportamento ecologicamente consciente. Porém, não apresentam grande disponibilidade para pagar mais para usufruir de energias renováveis, já que esta não apresenta nenhum impacto no comportamento ecologicamente consciente.


Trabalho final de Mestrado