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QUALIDADE DE SERVIÇO E SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR: O CASO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA

Aluno: Maria Olga Monteiro Pereira


Resumo
A cidade de Lisboa tem vindo a tornar-se uma cidade notória a nível de Turismo e de Negócios. Por consequência, há uma maior afluência de pessoas a utilizar os serviços de transporte público, quer seja de modo a deslocarem-se para casa, para o trabalho ou até mesmo para passear. No entanto, em 2017, registou-se um número elevado de queixas sobre a prestação desse mesmo serviço na área metropolitana de Lisboa, o que suscita algumas dúvidas acerca da qualidade deste e da satisfação dos consumidores. O presente projeto passa por perceber qual a perceção que os residentes da área metropolitana de Lisboa têm da Qualidade de Serviço de Transporte Público, assim como qual a avaliação que os consumidores fazem em relação à Satisfação Global e à Satisfação com os Atributos. Para a medição da Satisfação com os Atributos utilizou-se como base o modelo desenvolvido por Gonçalves (2005, 2012). Constatou-se que a dimensão menos favorável à Satisfação Global é o VAL (Valor) e que de forma global os consumidores consideram-se insatisfeitos com o serviço, o qual caraterizam como sendo de baixa qualidade.


Trabalho final de Mestrado