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O AUTOCONCEITO MASCULINO E A AVALIAÇÃO, DECISÃO DE COMPRA E USO DO AUTOMÓVEL

Aluno: Leandra Pinheiro Nascimento


Resumo
O autoconceito é um reflexo da perceção que cada indivíduo tem de si próprio, a qual é influenciada pelas suas características (físicas, psicológicas e comportamentais), assim como dos objetos que cada um possui. Na nossa sociedade o consumo tem um grande contributo para a criação do sentido do ?próprio?. Os estudos sobre o consumidor têm atribuído grande importância ao consumo simbólico e ao significado que a compra e uso de determinados produtos assumem para o consumidor, quer no seu processo de socialização, quer enquanto veículo de construção/afirmação da identidade. Neste estudo, o objeto de análise é o automóvel, que sempre exerceu um forte fascínio nos homens, da infância à idade adulta. A presente investigação tem como intuito entender a relação entre o autoconceito masculino e o automóvel, os significados associados ao mesmo, e o modo como este pode ser usado para definição, comunicação e avaliação de papéis sociais em diferentes contextos. Para isso, foi efetuado um focus group que proporcionou informação de natureza qualitativa, rica e aprofundada. As conclusões deste estudo revelam a importância do automóvel para a definição da identidade masculina e como veículo de comunicação simbólica, bem como reforçam a necessidade de profissionais de marketing entenderem a importância de explorar os significados simbólicos de produtos como o automóvel. Entender abordagens como os modelos de interacionismo simbólico, de autocomplementação simbólica e de congruência com a autoimagem ajudam a explorar as nuances e complexidade do papel do automóvel para o homem.


Trabalho final de Mestrado